Exportando arquivos grandes de forma rápida (Corel Draw)

 

Exportar arquivos para uma lona ou um banner em certos momentos é uma dificuldade? É necessário fechar todos os outros programas do PC e deixar apenas o Corel Draw aberto? Hoje você irá aprender como pode exportar o arquivo de uma forma mais rápida, sem travar o computador, e gerando arquivos super leves.

Sempre solicitamos que nossos clientes enviem os arquivos já finalizados em PDF/X1a ou em JPG, dessa forma evita diversos erros na hora da impressão.

Nesse tutorial, iremos exportar uma lona de 9,00×3,00m. Pegamos no Google uma imagem em HD, e colocamos no tamanho desejado.

Se fossemos exportar essa lona dessa forma, iria demorar muito tempo no processo de exportação usando muitos recursos da máquina, e também teríamos um arquivo de aproximadamente 1GB, em PDF(se fosse exportar nesse tamanho) seria um pouco menor, mas mesmo assim inviável.

Reduzindo seu arquivo e exportando de forma rápida:

1 – Selecione toda a sua imagem, e na barra superior do CorelDraw, ative o cadeado, e reduza para 10% o seu arquivo, e pressione enter.

Nessa etapa, sua arte estará com 90x30cm.

2 – Clique em Bitmaps -> Converter em Bitmap e escolha 1000dpi.

Esse processo em um computador i3 de configuração média, levou 10 segundos para finalizar.

Lembre-se, a escolha dos DPI é muito variável, isso irá variar de arte para arte, e tamanho para tamanho, haverá momentos que será necessário colocar apenas 500dpi e momentos que será necessário utilizar 2000dpi.

Aconselhamos fazer testes antes, e para ver se a imagem ficou com qualidade boa, basta dar um zoom de 1000%. Nessa arte do tutorial, a imagem ficou com uma qualidade um pouco baixa, porém, devemos nos lembrar que se trata de um outdoor e o mesmo você só conseguirá enxergá-lo bem a uma distância de pelo menos 3,00m, então a qualidade ficou boa (veja foto).

3 – Clique em Arquivo -> Publicar em PDF (veja nossos tutoriais de como configurar corretamente a exportação), e clique em Salvar.

Esse processo levou 41 segundos para finalizar, agora veja o tamanho final que ficou nosso arquivo.

Podemos ver que ficou com 104mb, ainda um arquivo pesado, porém para o tamanho que deverá ser impresso está ótimo.

Podemos fazer o mesmo processo para lonas estilo Backdrop com 3,00×3,00m de largura por exemplo, uma lona desse tamanho, exportada da forma cerca fica com cerca de 10mb.

Veja alguns exemplos:

3,00×3,00m  – 1000dpi

3,00×3,00m – 2000dpi – Alta qualdiade, muitas imagens

4,00×2,00m – 1000dpi

 

 

Abraços, até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta