Colocando Marca de Corte em imagens complexas (CorelDraw)

Colocar Marca de Corte em círculos, retângulos ou quadrados é bem simples, pois o próprio CorelDraw ou Illustrator já tem as ferramentas para colocar contono nesses formatos. Agora, quando vamos colocar marca de corte em adesivos como esse da imagem acima é bem mais completo, e é necessário usar a ferramenta contorno no CorelDraw.

1 – Escolha sua imagem, e vetorize ela em modo automático. Para isso, clique com o botão direito sobre a mesma. Depois clique em Rastreio do Contorno > Logotipo.

2 – Irá aparecer na sua tela como a imagem irá ficar vetorizada no automático, não se preocupe com a qualidade, pois a mesma não terá problema para colocarmos o contorno em nossa imagem, apenas atente-se se as bordas do vetor não estão de acordo com o da imagem.

3 – Caso tenha vetorizado partes brancas em volta da imagem, as exclua. Depois clique na cor Preta na paleta de cores, caso fique alguma parte branca por dentro da imagem preencha usando a ferramentas de desenho e use preto como preenchimento, terminando coloque toda a nossa imagem em preto ficando evidente apenas o contorno. Agora, converta em Bitmap na maior resolução possível (sem que trave o computador), normalmente 400dpi já resolve para o que iremos fazer, feito isso, clique em OK.

4 – Agora, com nosso Bitmap todo em preto, vetorize de novo o mesmo em modo automático, como já fizemos no passo 1, e exclua o Bitmap em preto. Mais uma vez delete as partes brancas que tenham sido vetorizadas em volta da imagem.

5 – Na barra de ferramentas do CorelDraw, no lado esquerdo, clique na opção de Contorno.

6 – Na parte superior, coloque as configurações como: Contorno externo e insira a expessura. Na imagem abaixo, utilizaremos 1mm, pois como será uma imagem de 7cmx7cm, mais do que isso irá ficar feio.

7 – Após aplicar, sua imagem deverá ficar dessa forma. Dê duplo clique na parte rosa (nosso contorno), e aperte em seu teclado Ctrl+K, para separar a curva.

8 – Exclua o nosso vetor preto, e fique somente com a rosa, exclua o preenchimento e coloque o contorno em espessura minima na Cor Magenta em 100% CutContourn, como já aprendemos como se habilita essa cor em nosso CorelDraw aqui.

9 – Analise se ficou alguma marca de contorno por dentro de nossa imagem, caso tenha use a ferramenta Forma do CorelDraw e exclua, para evitar que corte sua imagem por dentro. Feito isso, é só colocarmos nossa curva sobre a imagem que queremos cortar no local exato do corte.

10 – Pronto, isso é tudo pessoal! Qualquer dúvida, é só nos mandar um e-mail, ou usar os comentários aqui em baixo.

Deixe uma resposta